ORIENTAÇÕES/supervisão de assuntos Do DOUTORADO em psicanálise

Seja bem-vindo(a) ao Processo de Supervisão /Orientações Doutorado em Psicanálise

Dúvidas Supervisão/Orientações Doutorado sobre os assuntos abordados no curso - Prof. Dr. Alessandro Euzébio

Como Funciona a Supervisão e Orientações do Doutorado?

Para que o aluno(a) doutorando (a)  possa cumprir o tripé psicanalítico e orientação de artigo caso deseje realizar (vale lembrar que por se tratar de curso livre profissional não é obrigatório) será necessário que ele envie para nós uma comprovação que ja atua como psicanalista ou que ja tenha realizado supervisão seja na GAIO ou em outra Instituição (disponível modelo em word na primeira aula de curso) ou caso nunca tenha atendido pacientes o mesmo (a) deverá por meio da clínica social, atender 2 (dois) pacientes e realizará 10 (dez) sessões com cada um. Também é necessário o envio do último relatório (décima sessão) de um dos pacientes para o e-mail: psicanalise@institutogaio.com.br – com assunto supervisão de doutorado.  

A solicitação de supervisão deverá ser feita através do Formulário de Solicitação de Supervisão Clínica – Doutorado disponível no PAINEL DO ALUNO.

Antes de realizar a solicitação o aluno precisa atender aos seguintes pré-requisitos:
1. Estar no Módulo III e ter concluído a primeira disciplina;
2. Ter concluído o pilar de análise pessoal (seja no Instituto GAIO ou particular);
3. Ter no mínimo 90 dias de matrícula em Doutorado; 
4. Estar em dia com as mensalidades.

Após o preenchimento do formulário, a coordenação do curso irá analisar o pedido e retornará com uma devolutiva em 7 a 10 dias  no e-mail informado.

Dúvidas Referente a Supervisão Clínica e Relatório - Profa. Anna Rios

A Nossa Clínica Social

A Clínica Social de Psicanálise faz parte do Núcleo de Psicanálise e Mestres em Psicanálise do Instituto GAIO. Criada em 06 de maio de 2018, fomos a primeira Instituição a oferecer psicoterapia psicanalítica online e gratuita no Brasil. Desde então realizamos diversos atendimentos psicoterapêuticos sociais. No ano de 2020, tendo em vista o problema sanitário que o Brasil vem passando devido o Covid-19, a Clínica ampliou a quantidade de vagas para o atendimento na metodologia On-line, oportunizando atingir mais pessoas que estão precisando de psicoterapia no Brasil.

Com o objetivo de incentivar a busca e facilitar o acesso ao tratamento psicanalítico, a Clínica Social de Psicanálise, mantida pelo Instituto GAIO, contempla com 10 sessões gratuitas qualquer pessoa que deseje começar um tratamento psicoterápico por meio da abordagem psicanalítica.

Cronograma - Supervisão/Orientações Doct.

Data do Encontro – Google Meet (Supervisão de Casos):

18/01/2023 – 20h15 às 21h15 – Quarta-feira

15/02/2023 – 20h15 às 21h15 – Quarta-feira

Link do Google Meeting 

Link do Grupo de WhatsApp Doutorado

Fale com a Coordenação Geral do Doutorado

  E-mail: doutorado@institutogaio.com.br

 Telefone Fixo: (11) 3101-9400 

 WhatsApp: (11)94558-9357 

Perguntas Frequentes

• Você atenderá 2 pacientes no mínimo,
• Os pacientes são de baixa renda e inscrevem no site da Faculdade para terem acompanhamento psicoterapêutico gratuito.
• Você precisa fazer o relatório de 1 paciente a ser enviado ao final da decima sessão para o e-mail: psicanalise@institutogaio.com.br
• Cada paciente é atendimento com 10 sessões (uma vez por semana)
• Temos Encontros de Casos Supervisionados a cada 15 dias.

Você precisa fazer o relatório de 1 paciente a ser enviado ao final da decima sessão para o e-mail: psicanalise@institutogaio.com.br

E-mail: psicanalise@institutogaio.com.br

Tente pelo menos 3 contatos. Caso o paciente não responda, envia uma mensagem informando que você não poderá iniciar o atendimento dele e que se ele desejar ser atendido precisará se inscrever novamente no site e terá que aguardar na fila de espera.

Não. Fazer 1 vez por semana, ajuda na elaboração do ego deste paciente, por isso seguimos com atendimento uma vez por semana.

Atenção: Tente desde o contato inicial, criar empatia, acolhimento e ajude esse paciente a entender as dores dele, sempre ressaltando a importância de ele olhar para esses problemas sobre uma ótica diferente. Sabemos que a desistência, pode estar relacionada a questão de ter que reviver as dores e sofrimentos e para alguns isso é muito difícil, mas se não criarmos um setting sem julgamentos e livre das nossas verdade esse paciente vai embora e isso se torna mesmo que pouco uma reponsabilidade nossa. 

Não é possível criar um relatório de 10 sessões juntando o atendimento de vários pacientes, pois o principal objetivo do relatório é observarmos a evolução de cada paciente.

Agora você precisa entrar em contato com a cada um dos pacientes e verificar o melhor horário e dia do paciente para que você faça o atendimento com ele. que As informações referentes aos encontros da supervisão serão atualizadas no Painel do Aluno > orientações – Supervisão Clínica e também irão via e-mail pra você após a solicitação da supervisão

O encontro de supervisão é feito é em grupo a cada 15 dias. 

Rolar para cima