Seja bem vindo (a) a disciplina de Metodologia Científica Aplicada a Psicanálise
Esperamos que se aprofunde nesta disciplina teórica, metodológica e prática =)
-
Metodologia Científica e Pesquisa em psicanálise
Caro aluno (a) de psicanálise é importante saber que todo psicanalista precisará entender sobre a escrita científica.
No Instituto GAIO você poderá publicar artigos sobre a sua área de formação, bem como poder escrever seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e publicarmos em nossa revista online.
Nós abriremos até três meses que antecede o aniversário do “psicanalista” 06 de Maio. Fique ligado nos prazos na página do Facebook, Instagram e no site do Instituto GAIO.
A metodologia científica em Psicanálise confunde-se com a própria pesquisa, ou seja, a psicanálise é uma pesquisa. O nosso campo psicanalítico é uma experiência original e que, a partir de Lacan, podemos formalizar, com bastante segurança, a novidade dessa ciência.
Pesquisa em Psicanálise =)
Então o que a metodologia científica?
(…) É o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.
A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado.
A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.
A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.
Então o que uma Pesquisa?
Pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.
No meio acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, das formações livres em psicanálise, dos grupos de estudos em psicanálise, psicologia e outros, em que os pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social.
A palavra pesquisa deriva do termo em latim perquirere, que significa “procurar com perseverância”. Uma parte importante de qualquer pesquisa é o recolhimento de dados, e por isso um pesquisador deve buscar por informações com diligência.
É importante nos lembrarmos das palavras de Freud: a psicanálise, simultaneamente, é:
(1) um procedimento para a investigação de processos
mentais inconscientes (inacessíveis a outras formas de pesquisa);
(2) um procedimento terapêutico, e;
(3) um conjunto de conhecimentos em contínua expansão e reformulação sobre seu objeto.
Portanto sabemos a importância do estudos e pesquisas contínua em psicanálise, essa formação livre é apenas um curso que lhe habilitará como “psicanalista” mas o que lhe tornará um psicanalista de verdade é sua dedicação em se aprofundar na área.
Como psicanalista também da preocupação freudiana em não subordinar as atividades clínicas terapêuticas, em seu livre curso, a metas especificamente científicas — ou seja, a procura obstinada de conhecimento —, embora tais processos estejam e precise estar bem articulados.
Escute esse podcast do Prof. Alessandro Euzébio falando a importância da metodologia aplicada à psicanálise.
Recomendamos a leitura do texto: A pesquisa em psicanálise
Se preferir faça o download do texto em pdf na opção imprimir (destino) salvar em pdf.
A METODOLOGIA CIENTÍFICA EM PSICANÁLISE
A metodologia científica em Psicanálise confunde-se com a própria pesquisa, ou seja, a psicanálise exige também uma pesquisa. Nesse sentido a Psicanálise é uma experiência original e que, a partir de Lacan, podemos formalizar, com bastante segurança, a novidade dessa ciência, nós teremos uma disciplina da Escola Lacaniana no III módulo e você aprofundará mais sobre.
VEJA AS CONTRIBUIÇÕES DE LACAN NA PESQUISA PSICANALÍTICA:
Nos Escritos, a principal obra de Jacques Lacan, no artigo “A Direção do Tratamento e os Princípios de seu Poder” (Lacan, 1958/1998), encontra-se um texto básico sobre a prática analítica, isto é, sobre a direção da análise, com algumas indicações da própria pesquisa.
Outra publicação sobre o mesmo tema foi o livro Lacan, organizado por Gérard Miller (Miller, 1989), onde constam dez artigos de psicanalistas lacanianos que organizaram uma espécie de resumo dos principais conceitos e das idéias mais importantes para os lacanianos em relação à Psicanálise.
O último artigo do mesmo livro, de François Regnault, que foi traduzido como “Essas Esquisitices Abundantes nos Textos Psicanalíticos” (Regnault, 1989), é um texto no qual o autor trata, justamente, da Psicanálise aplicada.
Na obra de Freud nós encontramos a primeira formalização da pesquisa psicanalítica. As cinco psicanálises que Freud apresentou (Freud, 1910), os cinco casos clínicos que relatou em suas obras completas, pode-se entender como sendo a transmissão da pesquisa, isto é, a transmissão daquilo que é Psicanálise.
Veja abaixo os cinco casos clínicos.
Anna O. (Bertha Pappenheim) – Paciente de Josef Breuer, teria demonstrado desejo sexual por ele, que rompeu o tratamento devido às implicações éticas. O episódio inspirou Freud a formular o conceito de transferência -a projeção de sentimentos derivados de impulsos infantis para um novo objeto
Sergueï Pankejeff – O caso do “homem dos lobos” está em “História de uma Neurose Infantil”. De origem russa, Pankejeff sofria de neurose obsessiva. Seu pai tinha psicose maníaco-depressiva e a única irmã se suicidara. Freud descreve a importância, para o caso, de um sonho traumático com lobos que o paciente teve aos quatro anos.
Katharina (Aurelia Kronich) – Nascida em Viena, seu caso foi descrito em “Estudos sobre a Histeria”. Sentia a garganta apertada, como se sufocasse. Freud se interessou por ela a partir de sua experiência em casos em que a angústia era conseqüência do terror que jovens mulheres experimentavam “ao se defrontarem com a primeira revelação do mundo da sexualidade”.
Dora (Ida Bauer) – Um dos primeiros grandes casos clínicos descritos por Freud, em que Ida Bauer tinha repetidos desmaios e manifestava o desejo de suicídio. Ele descreveu o caso como o de uma criança que observara a “cena primitiva” (relações sexuais entre os pais) e adoecido em conseqüência das masturbações que se haviam seguido
Emmy von N. (Fanny Moser) – Descrita em “Estudos sobre a Histeria”, tinha alucinações com animais. De família aristocrática, causou escândalo ao casar-se com um industrial 42 anos mais velho que ela. Primeiro caso em que se usou o “método catártico”
Neste sentido é de suma importância o conhecimento, é preciso estudar, pesquisar, ler os textos científicos, teóricos e clínicos relatados desde história e teoria da psicanálise.
Portanto caros alunos (as) chamemos de “pesquisa em psicanálise”, no sentido amplo, um conjunto de atividades voltadas para a produção de conhecimento que podem manter com a psicanálise propriamente dita relações muito diferentes. Mas que em certas circunstâncias, por exemplo, observa-se uma respeitosa distância: ora as teorias da psicanálise tornam-se “objeto” de estudos sistemáticos, ora de estudos históricos, ora de reflexões epistemológicas; outras vezes, alguns conceitos psicanalíticos são mobilizados como instrumentos para a investigação e compreensão de variados fenômenos sociais e subjetivos.
Neste sentido é de suma importância o conhecimento, é preciso estudar, pesquisar, ler os textos científicos, teóricos e clínicos relatados desde história e teoria da psicanálise.
Portanto caros alunos (as) chamemos de “pesquisa em psicanálise”, no sentido amplo, um conjunto de atividades voltadas para a produção de conhecimento que podem manter com a psicanálise propriamente dita em relações com literárias em psicanálise e área afins. Mas que em certas circunstâncias, por exemplo, observa-se uma respeitosa distância: ora as teorias da psicanálise tornam-se “objeto” de estudos sistemáticos, ora de estudos históricos, ora de reflexões epistemológicas; outras vezes, alguns conceitos psicanalíticos são mobilizados como instrumentos para a investigação e compreensão de variados fenômenos sociais e subjetivos.
Veja esse vídeo complementar sobre a Pesquisa clínica e pesquisa acadêmica em psicanálise
Recomendamos a leitura do texto: A pesquisa em psicanálise o método de construção do caso psicanalítico
Se preferir faça o download do texto em pdf na opção imprimir (destino) salvar em pdf.
FREUD ENUMERA TRÊS ASPECTOS NO SABER PSICANALÍTICO:
Freud enumerou três aspectos da psicanálise: como tratamento, como pesquisa e como uma teoria psicológica. Esses três aspectos estão sempre juntos, quer dizer, eu não posso pensar em pesquisa psicanalítica a não ser na relação analítica.
Se tomarmos a teoria psicanalítica e tentarmos aplicá-la fora da relação analítica, fora do tratamento analítico, não estaremos fazendo psicanálise, mas sim pesquisa experimental.
VAMOS ENTÃO A PESQUISA EM PSICANÁLISE?
Caro aluno (a) vimos então que Freud enumerou três aspectos da psicanálise: como tratamento, como pesquisa e como uma teoria psicológica. correto?
Primeiro ponto, o exercício constante de um FICHAMENTO DE TEXTO, escute esse áudio explicativo sobre o fichamento e como fazê-lo:
Escute esse podcast do Prof. Alessandro Euzébio falando sobre como fazer um fichamento.
VAMOS ENTÃO A PESQUISA EM PSICANÁLISE?
Caro aluno (a) vimos então que Freud enumerou três aspectos da psicanálise: como tratamento, como pesquisa e como uma teoria psicológica. correto?
Primeiro ponto, o exercício constante de um FICHAMENTO DE TEXTO, hoje não mas obrigatório em nossa formação, mas é importante caso deseje realizar, escute esse áudio explicativo sobre o fichamento e como fazê-lo.
Segundo que esta disciplina não tem QUIZ, e portanto orientamos realizar a pesquisa abaixo conforme o GUIA DE ATIVIDADE, com todas as orientações de como fazê-la.
Guia de Atividade: Leia com atenção a atividade proposta como requisito avaliativo
Se preferir faça o download do texto em pdf na opção imprimir (destino) salvar em pdf.
Voltar para: Metodologia Científica Aplicada a Psicanálise – 60h
Segue abaixo leitura de textos complementares a esta disciplina. Ou seja não é obrigatório a realização de fichamento. É apenas complementar.
INSTITUTO GAIO VOCABULARIO-DE-PSICANALISE – 2020
MODELO – PESQUISA EM PSICANÁLISE – FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
Segue alguns textos complementares da disciplina
Segue modelo em Word de arquivo para elaboração da Pesquisa em Psicanálise. Esta disciplina não possui questionário de multiplas escolhas, sendo necessário a elaboração dessa atividade conforme o guia acima.
MODELO – PESQUISA EM PSICANÁLISE – FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE