História de uma Neurose Infantil: O Homem dos Lobos: Sigmund Freud – 120h

Este curso é uma aula de psicanálise sobre o relato freudiano do caso conhecido como o Homem dos Lobos está entre os mais célebres da história da psicanálise. É, de fato, o tratamento mais longo contado por Freud e, publicado originalmente em 1918 (tendo uma reedição aumentada em 1924), foi o último de seus grandes casos clínicos. Nele o autor relata os intrincados meandros da análise de um jovem adulto neurótico (Serguei Pankejeff) cuja doença teria se originado numa psiconeurose infantil instalada aos três anos e meio, que por sua vez teria derivado de perturbações sexuais no segundo ano de vida.

O curso rápido sobre a “História de uma neurose infantil: O Homem dos Lobos” Sigmund Freud trabalha tem por finalidade descrever como o pai da psicanálise escreveu o caso clínico, pressuposto, por vezes declarado, de que a neurose adulta de determinados pacientes teriam sido sequela de uma neurose infantil imperfeitamente curada. 

“sonhei que era noite e que estava deitado em minha cama […] De repente, a janela se abriu sozinha e eu vi, com grande pavor, que alguns lobos brancos, estavam sentados na grande nogueira que havia diante da janela […] Com medo – de ser devorado pelos lobos, certamente -, gritei e acordei”.

Coordenação NUEX

Prof. Mec. Alessandro Euzébio

Informações do Curso

Curso Instructor

Autor

8 comentários em “História de uma Neurose Infantil: O Homem dos Lobos: Sigmund Freud – 120h”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima